Perfil
Fundação
Prêmios
Banco de Currículos
Meio Ambiente
Conselho de Consumidores
Pesquisa Escolar
Escelsa Criança
Código de Ética
Comitê de Auditoria
Políticas Corporativas
 
 
 

Onde estou
A ESCELSA/ O Estado do Espírito Santo
 

O Estado do Espírito Santo tem área de 46.077.519 km² (censo IBGE/2000) e possui 78 municípios . Sua capital é a cidade de Vitória. Limita-se ao Norte com o Estado da Bahia, a Oeste com o Estado de Minas Gerais, ao Sul com o Estado do Rio de Janeiro e a Leste com o Oceano Atlântico, que lhe proporciona cerca de 400 km de belíssimo litoral.

Sua população é de 3.097.232 habitantes (censo IBGE/2000).

Aproximadamente 41% da população reside na área urbana conhecida como Grande Vitória, composta pela capital, Vitória e mais quatro outros municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

No interior destacam-se as cidades de Cachoeiro de Itapemirim e o balneário de Guarapari (ao Sul), Linhares e Colatina (ao Norte, às margens do Rio Doce) sendo que esta última não se situa na área de concessão da ESCELSA.

Representando 0,54% do território brasileiro, o Espírito Santo participa com 1,94% do PIB nacional. Suas principais atividades econômicas se ligam à exportação de minérios de ferro, produção de pelotas de minérios de ferro, siderurgia, produção de celulose, extração e beneficiamento de mármores e granitos, fábricas de cimento, produção de açúcar e álcool e uma diversificada produção rural onde pontificam a avicultura, produção de café, pecuária, com diversos frigoríficos e laticínios, fruticultura (banana, mamão papaia, manga, etc), hortaliças, seringueiras, etc. A indústria de construção civil é particularmente atuante no Estado.

A indústria do turismo tem igualmente grande potencial, aliando os atrativos do litoral com região de montanha de beleza exuberante.

O grande surto de desenvolvimento do Estado ocorreu na década de 70, com a implantação de inúmeros projetos industriais voltados ao comércio exterior e uma estrutura portuária que se destaca, em termos quantitativos e de desempenho operacional, no cenário brasileiro.

Atualmente, 12% das exportações brasileiras passam pelos portos do Espírito Santo, 5,3% das exportações do Brasil são produzidas em território capixaba e 21% do PIB estadual são dirigidos ao comércio exterior.

Essa expressiva performance é devida ao Corredor de Transportes Centroleste, que otimiza a interligação das estradas de ferro da Companhia Vale do Rio Doce (Vitória a Minas) e da Rede Ferroviária Federal, com o complexo portuário integrado pelos Portos de Vitória, Paul, Capuaba, Regência, Praia Mole, Tubarão, Barra do Riacho e UBU, os quatro últimos operados pelas próprias empresas exportadoras, desde sua criação.

As atividades econômicas voltadas ao comércio exterior atenuaram os efeitos, no Espírito Santo, da crise econômica brasileira, que cobriu toda a década de 80.

Com o sucesso do Plano Real, que debelou a inflação, o Estado voltou a conhecer aquecimento em suas atividades econômicas, refletido no mercado de energia elétrica atendido pela ESCELSA.

 


 
 
 
http://www.bandeirante.com.br
http://www.edp.pt http://www.bandeirante.com.br http://www.enersul.com.br http://www.enertrade.com.br